Post escrito por: Luisa Dias @luisahdias


Oie!
Vim contar tudo sobre minha experiência doando sangue pela primeira vez!

Eu sempre tive muita vontade de doar, mas tinha muito medo porque sou bem fraca pra dor! Sempre quis, mas fui adiando… Até que vi os stories da @agathasoyombo , tem um destaque no perfil dela com várias informações sobre, e ela costuma repostar os relatos das pessoas que foram. Um desses relatos, era de uma seguidora dela contando que é super medrosa e foi, mas que foi surpreendida por ter sido bem tranquilo.

Ainda que doesse um pouco, acho que é um benefício tão grande que valeria a pena ir mesmo assim. MAS, no meu caso, eu não senti absolutamente nada de dor. O que fiz pra criar coragem é que comecei a conversar com pessoas próximas que eu sabia que já tinham doado, pra saber todos os detalhes, e com isso conseguir enfrentar o medo. Pode parecer bobagem, mas o “não saber como vai ser” me deixa muito ansiosa.

Vamos ao que interessa: Eu achei que doeu MENOS do que tirar sangue. Me surpreendi muito, imaginava muito diferente. Primeiro ponto: quando vamos tirar sangue, o profissional fica “movimentando” a agulha ali, para colocar e tirar os tubinhos. Na doação de sangue isso não acontece, o profissional não encosta HORA ALGUMA na agulha. Furou e pronto, já não encosta mais, só fica você sozinho abrindo e fechando a mão.

O procedimento em si (a agulha no meu braço) durou 9 minutos. A impressão que eu tinha era que demorava MUITO, mas foi super rápido e eu não senti dor, tontura, fraqueza, nada. Eu fiquei cerca de uma hora e meia lá ao todo, entre a triagem, preenchimento de formulários, procedimento e lanche. 

Pensei muito antes de postar, antes de fazer esse post, mas a Agatha sempre posta que divulgar doação de sangue não é autopromoção, e inclusive no Hemocentro eles INCENTIVAM que você tire foto e divulgue para mais pessoas irem. E eu quis muito abraçar essa causa, compartilhar a minha experiência, porque sou uma pessoa MUITO medrosa mesmo! No dia acordei querendo desistir, mas quando cheguei lá vi que era tão simples, e que eu tinha criado um bicho de sete cabeças sem o menor fundamento na minha cabeça.

Fica aqui minha sugestão: se você é saudável como eu, e não tem nenhum impedimento, DOE SANGUE.
Eu sou a pessoa mais chata do mundo pra dor, e é claro que cada um tem uma experiência, mas quando vi o que era na prática, fiquei envergonhada de ter adiado tantas vezes para fazer isso.

Pretendo voltar e doar quantas vezes eu puder, e já quero ver vocês doando e espalhando para os amigos de vocês!

Não precisamos esperar ser alguém próximo pra doar, sabe? A gente pode precisar um dia, e essas doações realmente fazem toda diferença. Por saberem que era minha primeira vez, eles foram muito atenciosos e pacientes durante todo o processo. Me explicaram que uma bolsa de sangue pode salvar até 4 pessoas, ou várias crianças. Fiquei muito mexida mesmo, vendo todas aquelas pessoas na fila espontaneamente, tive um sentimento incomparável de dever bem feito, sabe? Um bem estar incomparável. 

Eu agendei minha doação online, nesse link. Fiz na unidade do hemocentro, e no site tem tudo muito bem explicado (as restrições, exigências, etc).

Me recomendaram tomar muita água na semana da doação (inclusive no dia). As vezes a pessoa bebe pouca água na véspera e o sangue demora mais para sair. A Fernandinha minha prima que também é daqui da equipe, doou recentemente pela primeira vez e a doação dela doou apenas 4 minutos, fluiu super rápido. Não senti fraqueza, tontura, nada. Mas respeitei direitinho tudo que me pediram, fiquei 20 minutos sentada na área de lanche após o procedimento, e não fui dirigindo.

Se você tem alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que te respondo! E se você já doou, conta aqui sua experiência para incentivar outras pessoas!

Quem for de Belo Horizonte, e tiver um comprovante de doação de sangue desse ano (ou dos últimos 3 meses), pode buscar aqui na loja o seu Bóton exclusivo, para espalhar essa campanha por aí!

Com carinho,
Lu