Oie pessoal. Feliz 2023!!

Voltamos com a nossa programação de postagens sobre organização e planejamento para começarmos o ano com o pé direito. Hoje vamos falar um pouquinho sobre hábitos e a melhor forma de implementá-los.

O que são hábitos?

Hábitos são comportamentos que realizamos com frequência, de forma consciente ou não. Muitos hábitos da nossa rotina são automáticos como por exemplo escovar os dentes, lavar as mão antes de comer, trancar a porta depois de chegar em casa.

O mais importante para conseguir implementar novos hábitos na rotina é entender como eles funcionam. O processo de constituição de um hábito é formado por 4 estágios: estímulo; desejo; resposta e recompensa, mais conhecido como ciclo de hábitos:

Um hábito se inicia por um estímulo, algo que desencadeia a realização de um comportamento. Este estímulo pode ser um lugar, um horário ou até um estado emocional. O estímulo leva a um desejo. Ele é a nossa principal motivação para a realização do hábito. Por exemplo, ao escovar os dentes, nosso desejo não está no ato de escovar mas sim na sensação de limpeza. O desejo desencadeia uma resposta (que é a realização do hábito em si) que por fim fornece uma recompensa. Veja como isso acontece no esquema abaixo:

Agora que já sabemos como a realização de um hábito funciona, vamos a algumas dicas para te auxiliar na implementação de novos hábitos na sua rotina:

1. Tenha um objetivo

É importante que você saiba o motivo que vai te fazer realizar cada um dos hábitos que você quer implementar. Primeiramente é importante revisar as metas que você traçou para esse ano e verificar quais delas estão atreladas a um hábito. Pense no que você precisaria fazer para que ela fosse concluída. Por exemplo se você quer ler no mínimo um livro por mês é importante que você leia um pouco todos os dias, certo?

2. Comece com pequenos passos 

Uma coisa que precisamos ter em mente se tratando de criar novos hábitos, é que tudo é um processo. Você não vai decidir correr e no outro dia vai estar correndo uma maratona. O importante é focar no dia a dia e não apenas na meta, por isso é interessante que você comece com um hábito simples, deixe ele de uma forma que seja quase impossível de não realizar!!

3. Foque no processo

A ideia é tornar os hábitos mais fáceis de se realizar. Muitas vezes estamos tão empolgados em mudar nossa rotina que acabamos colocando metas muito altas para serem cumpridas e quando não conseguimos realizar acabamos nos desmotivando. Lembre-se: o mais importante para implementar novos hábitos é a frequência e não a quantidade.

Você pode montar um esquema para implementar seus hábitos começando da ação mais fácil de realizar até a mais difícil e ir testando durante o ano, quando você perceber que uma delas já está dominada pode passar para a próxima!! Quando a gente separa em pequenos passos fica muito mais fácil de chegar ao sucesso!!!

4. Um hábito atrás do outro

Se for possível, observe os hábitos que você já instituiu na sua rotina para auxiliar na realização de um novo hábito. Por exemplo você pode aproveitar que vai escovar os dentes para já fazer sua skincare, pode aproveitar o momento do café para anotar suas tarefas no planner, pode aproveitar a hora do almoço para incluir verduras e legumes no prato para ter uma alimentação mais saudável. Avalie quais hábitos você já implementou e observe quais você pode realizar depois deles. Assim fica muito mais fácil de manter o hábito na rotina e o hábito implementado acaba servindo de gatilho para a realização do próximo.

5. Torne fácil

A regra é clara você deve facilitar os hábitos que quer implementar e dificultar os maus hábitos. Por exemplo: deixar a roupa da academia separada para outro dia; preparar marmitas para semana para sempre comer algo saudável, deixar uma garrafa de água na mesa para beber com mais frequência, ter sempre um livro com você para facilitar a leitura. Observe também quais hábitos você quer deixar de realizar e torne-os difícil de ser executados: se gostaria de parar de usar o celular antes de dormir, você pode deixa-lo carregando em outro cômodo, se senti que está pedindo muitas vezes comida por aplicativo você pode desinstalar esses apps do seu celular… e por ai vai, é da natureza humana fazer aquilo que requer o mínimo esforço então veja o que você pode fazer para facilitar os bons hábitos para ficar mais fácil de realizá-los no dia a dia.

6. Acompanhe o progresso

Para se manter motivado é importante avaliar o seu progresso e para isso você pode utilizar um habit tracker (Rastreador de hábitos): uma ferramenta visual para monitorar os hábitos, nele você consegue observar a frequência que vem realizando cada hábito e consegue avaliar se ele já foi implementado na sua rotina. Veja alguns benefícios de usar um rastreador de hábitos:

  • Marcar uma atividade realizada pode ser um gatilho para realizar a próxima;
  • Uma forma de você focar no seu progresso;
  • Se sentir motivado para não deixar de realizar seus hábitos;
  • É super satisfatório e motivador riscar um item concluído.

Tanto o Life Planner quanto o Planner brochura possuem rastreador de hábitos mensal e vocês também encontram no nosso  site o monitoramento de hábitos semanal.

7. Não desista

Implementar um hábito não é algo fácil então é importante ter paciência. Se em algum dia você não conseguir concluir seus hábitos da forma que gostaria, faça o mínimo e lembre daquela frase: feito é melhor do que perfeito! Não esqueça que  sempre é tempo para recomeçar, se você deixou de realizar algum hábito comece de novo, tenho certeza que seu eu do futuro vai te agradecer!

Você também pode definir que hábitos quer incluir agora no início do ano e quais pode deixar para depois, se achar que é muita coisa para começar a fazer de uma só vez. Outra dica é usar o hábito-chave nas semanas do planner ao seu favor, você pode utilizar para monitorar o hábito mais importante da sua semana ou deixar esse espacinho para aquele hábito mais difícil de realizar e dar destaque pra ele na semana para se motivar mais.

Espero que essas dicas te auxiliem na criação de bons hábitos para uma rotina mais leve. Vou deixar linkado aqui o livro que me inspirou e serviu de referência para escrever esse post, ele é uma ótima leitura para iniciar o ano. Vocês estão gostando desse tipo de postagem aqui no blog? Me contem o que vocês gostariam que a gente abordasse por aqui.

Beijinhos e até logo!!