Oie pessoal,

Como vocês já sabem, semana passada falamos um pouco sobre como começar o planejamento do próximo ano e hoje voltei com mais detalhes na nossa conversa sobre planos para o futuro: vamos falar sobre metas e objetivos e como você pode definir o que quer para 2023!

Metas & Objetivos 

Para começar, acho que é importante a gente diferenciar metas de objetivos. Os objetivos são onde nós queremos chegar, normalmente são amplos e nada específicos e muitas vezes precisam de um prazo mais longo para serem realizados, como por exemplo: comprar uma casa, abrir uma empresa, As metas por sua vez, são ações mais simples e específicas e com prazo mais curto para serem finalizadas.

Áreas da vida

Semana passada fizemos um post super completo sobre a roda da vida e também disponibilizamos um freebie para você baixar e imprimir em casa (veja aqui)Uma forma de iniciar a definição de suas metas é analisando sua roda da vida e anotar aquilo que pode ser feito para cada uma das áreas. Você pode observar a área com menor pontuação para dar foco no próximo ano. 

Se você baixou e preencheu a sua roda da vida já deve ter feitos algumas anotações que vão te auxiliar nessa etapa. Observe as ações que você preencheu na análise da sua roda da vida e veja se aquilo que foi preenchido é uma meta, hábito ou objetivo. 

Fiz esse exemplo para ajudar vocês a visualizarem, aqui temos a área pessoal da roda da vida, mais focada na área de saúde e disposição.

Como objetivo temos: “Ser uma pessoa com alimentação balanceada”. Vocês percebem que aqui temos algo mais amplo, difícil de ser mensurado? Algo que não tem uma data especifica para terminar, pode ser até um objetivo de vida. Para ter uma alimentação balanceada podemos ter varias ações atreladas, como marcar uma consulta com uma nutricionista, manter uma dieta.. que podem ser pequenas metas para atingir esse objetivo.

Meta: “Perder 5 quilos até o final do ano” é considerada uma meta pois é algo que tem prazo para ser finalizado e é algo que podemos mensurar se foi realizado ou não. Daqui a pouco vamos conversar mais sobre metas e qual a melhor forma de defini-las.

Hábito: “Ir à academia pelo menos 3x na semana” é algo frequente de ser realizado e até permanente. Grande parte dos hábitos não tem data para ser finalizado, é algo que podemos fazer com frequência durante muitos anos.

Como definir metas que ajudem você a alcançar seus objetivos?

Agora é importante observar quais objetivos você anotou como importantes para você e quais metas você precisa realizar para concluir esses objetivos. Também é importante você definir quais dessas ações são possíveis de ser realizadas no próximo ano e quais você vai precisar de mais tempo para realizar.

É importante que as metas definidas possuam algumas características: ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e tenham um prazo para ser finalizado. O conjunto de todas essas características é conhecido como método SMART.

Específico (Specific): Deixe bem claro o que você quer alcançar, não anote nada que seja vago ou abstrato.

Mensurável (Measurable):  É importante conseguir medir o nosso progresso. Se por exemplo uma das suas metas é perder peso, não anote como meta emagrecer, escreva exatamente quantos quilos você quer perder. Se quiser juntar dinheiro não escreva: economizar, defina a quantia que quer juntar no ano.

Alcançável (Attaineble) Pense apenas naquilo que é possível de ser realizado. Esse é um dos principais erros que cometemos todos os anos, traçamos metas que são inviáveis de serem realizadas e nos desmotivamos no decorrer do ano. Se você achar melhor defina metas menores, assim que elas forem concluídas você pode aumentá-las.

Relevante (Relevant) Suas metas devem ser importantes pra você, sempre observe se elas fazem sentido no momento da vida que você se encontra, pois uma meta que não é relevante não será tratada como prioridade por você.

Temporal (Timely) Como comentado anteriormente, as metas precisam de um prazo de conclusão. Defina um prazo realista!! Uma boa dica é dividir uma meta maior em “mini metas” para serem concluídas em um tempo menor (semanas, meses, trimestre…)

Se você achar muito difícil focar em todas as metas de uma vez, pode ser interessante definir o que terá seu foco nos primeiros meses do ano, quais hábitos pode implementar ou até mesmo quebrar todas as suas metas em metas menores para ficar mais fácil de serem realizadas mês a mês. Com pequenos passos todos os dias chegamos longe!!

Espero que essas dicas sejam úteis para vocês na hora de definir as metas do próximo ano. Todos os nossos planners tem uma página dedicada para você preencher suas metas do ano. Logo eu volto com mais um post sobre planejamento e organização.

Me contem nos comentários se vocês estão gostando das dicas, e sobre o que mais vocês gostariam que a gente abordasse aqui no blog.

Beijinhos e até mais !!